sábado, 28 de fevereiro de 2009

Coração do Zé Baixinho

Brasil ainda registra muita pobreza -Eddie Eteves/Internet

Esta semana fui procurado pelo seo Zé Baixinho, do Ribeirão da Anta, que me narrou uma triste história de uma família que passava por necessidades aqui no Município, mudou-se para Piedade, mas continuava a viver a mesma calamidade.

O marido trabalha em Tatuí, mas com o que ganha não consegue manter a família, de dez filhos. Não tive como não me comover com a história e fui até lá para conhecer a realidade e tentar intervir no processo de sofrimento daquela gente.

As assistências sociais dos dois municípios foram informadas do problema e vão acompanhar o caso.

Reflexão

Ao presenciar a vida dura que aquela família atravessa, diversos pensamentos povoaram meu pensamento. Um deles foi questionar a presença do Estado. É nítido que o Estado negligenciou ao deixar aquela gente sem infomação o suficiente para que a família se tornasse tão numerosa, ao ponto de pesar demasiadamente; torna-se um fardo.
Onde estavam os agentes de educação, como eu, os de saúde, como outros, e os evangelizadores, como tantos, que não evitamos esse crescimento familiar?

Outro pensamento reinante foi: antes de tudo, deve-se socorrer. Viver com dignidade é um direito. Uma criança não pode, em hipótese alguma, ser privada do alimento. Não importa quem vai arcar com o custo, mas matar a fome de uma criança e encaminhá-la na vida é obrigação de toda a sociedade, civilizada ou não.

Abraços
ALCEMIR

Tapiraí, 28, sábado, 10h33min.




Um comentário:

Porto Seguro disse...

Interessante o seu comentário Alcemir.....Sou contra o clientelismo "podre" praticado por alguns politicos, aqui em Tapiraí e no Brasil afora, ..Temos que começar a solucionar os problemas de Tapiraí em sua essencia; com mais educação, saúde e um emprego digno para os pais de familia (ou mães de familia....rsrs). Interessante esse espaço, porque torna mais transparentes as coisas que acontecem em nossa cidade.....
Parabéns Alcemir.....((Vale lembrar que o Obama lá nos EUA, cativou muitas pessoas, começando pela internet))Um forte abraço